[Bastion — CVTÀ Street Fest, Civitacampomarano, Itália, 2015]

Foto por @saldrug

Situada na região sul de Molise na Itália, encontra-se uma encantadora vila medieval, Civitacampomarano. Essa pequena cidade — verdadeiro tesouro congelado através do tempo — procura por intermédio do projeto CVTA Street FEST, não apenas revitalizar suas próprias estruturas, como também, em contraste, transformar-se em um epicentro global de arte urbana.

Nesse ambiente, meio a uma pitoresca região montanhosa, repleta de ruas pavimentadas por paralelepípedos e arquitetura que preservam inúmeros vestígios históricos, surge então o mural Bastion, em uma empena de 25 metros de altura, pela autoria da artista Luna Buschinelli.

Bastion oferece uma perspectiva contemporânea reimaginada, embora repleta de simbolismos ancestrais. A obra em questão, representa um diálogo entre o moderno, o urbano e o sacro. Exemplificando notavelmente um pouco desse enriquecedor intercâmbio cultural entre o Brasil e a Itália, e em um malabarismo que engloba afinal, mesmo que indiretamente um pouco dessa cultura plural constitui o mosaico identitário do Brasil, marcado pela imigração.

Imagens do projeto Bastion para TV italiana.